Conselho Regional de Química do Maranhão 11º Região

(98) 3246-2651

Conselho Regional de Química do Maranhão 11º Região

(98) 3246-2651

O CRQ11

Somos uma autarquia federal especial cuja missão é fiscalizar de forma preventiva e corretiva os profissionais da química abrangidos pela legislação pertinente ao Sistema CFQ/CRQs, aperfeiçoar o exercício e a atividade das profissões na área da química, nas diferentes sub-áreas componentes do sistema CFQ/CRQ’s, no âmbito do Estado do Maranhão, abrangendo as titulações profissionais e registro de empresas. Exerce, também, a função de Tribunal de Ética da profissão. Atua em consonância com o CFQ, promovendo a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento dos profissionais e atividades que abrange, em defesa da sociedade, do consumidor e do meio ambiente contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

GOVERNANÇA E GESTÃO

A estrutura de Governança do CRQ-XI é composta pela Plenária, Presidência, Vice-presidência, Diretoria e os órgãos de apoio.

As reuniões plenárias ordinárias são realizadas uma vez ao mês para deliberações, relatos e julgamentos de processos, concessão de registros, cancelamentos, estudos, discussões e/ou resoluções de questões relacionadas a empresas e profissionais da área da Química. O Presidente é eleito pelo Plenário do CRQ-XI, com mandato de três anos e, anualmente, são realizadas as assembleias, compostas por Delegados Eleitores, indicados por Instituições de Ensino, Sindicatos e Associações da Classe para eleger Conselheiros. A estrutura de governança do CRQ-XI tem como princípio o tratamento dos assuntos de forma colegiada, e as tomadas de decisão são realizadas de forma transparente e coletiva. A comissão de tomada de contas tem como responsabilidade examinar e emitir pareceres sobre as prestações de contas, os balancetes mensais da contabilidade, o orçamento e, ainda, requisitar ao Presidente todos os elementos necessários para a completa e perfeita execução de suas atribuições. É constituída com o mínimo de 03 (três) membros, escolhidos pelo Presidente, inclusive seu Coordenador. A Comissão de Eventos, tem seus membros indicados pelo Presidente e submetidos a aprovação do Plenário, com duração de mandato definida na mesma ocasião. A Diretoria é um órgão auxiliar da Presidência para a administração do Conselho. Presidida pelo Presidente do CRQ, é constituída por Conselheiros efetivos no exercício das seguintes funções: Vice-presidente,  1º e 2º Tesoureiro e  1º e 2º Secretário.

ROL DE RESPONSÁVEIS DA ENTIDADE

DADOS DOS DIRIGENTES

ORDENADOR DE DESPESAS: José Ribamar Cabral Lopes, CPF: 067.252.283-72.

ATO DE NOMEAÇÃO/NR/DATA: Ata 231ª Reunião Ordinária do CRQ-11ª Região, realizada em 24/10/2018

PERÍODO DE RESPONSABILIDADE: 01/01/2019 A 31/12/2019

 GESTOR FINANCEIRO: José Amaro de Andrade,  CPF: 028922513-20.

Período: 01/01/2019 à 31/12/2019

ATO DE NOMEAÇÃO/NR/DATA: Ata da 235ª Reunião Ordinária CRQ-11ª Região

 SECRETÁRIO: José Walter Gonçalves Silva, CPF: 044.743.503-59.

Período: 01/01/2019 à 31/12/2019

ATO DE NOMEAÇÃO/NR/DATA: Ata da 235ª Reunião Ordinária CRQ-11ª Região

 CONTADOR: Raimunda Célia dos Santos Ribeiro, CPF: 557.027.243-72, CRC: CRC-MA 9124.

 ORDENADOR DE DESPESAS SUBSTITUTO: Zélia da Costa Soares, CPF: 062.350.003-59.

Período: 01/01/2019 à 31/12/2019

ATO DE NOMEAÇÃO/NR/DATA: Ata da 231ª Reunião Ordinária CRQ-11ª Região

ATO DE NOMEAÇÃO/NR/DATA: Ata da 231ª Reunião Ordinária CRQ-11ª Região

Parte da estrutura de Governança, a gerência geral reporta-se ao Presidente e à Diretoria e coordena a equipe do CRQ-XI no cotidiano de suas atividades. A ética, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são os princípios que norteiam as práticas de governança.

ORGANOGRAMA FUNCIONAL

A estrutura organizacional do CRQ XI Região contempla o processo de divisão do trabalho, a determinação de responsabilidades e distribuição de poder, estando assim definido:

Plenário – Órgão colegiado formado por conselheiros titulares e suplentes, não remunerados, responsável, em sessões ordinárias, pela concessão de registros, cancelamentos, e demais atos operacionais legais relacionados a atividade da química, e em sessões administrativas para deliberação de demais atos relacionados á decisões da Diretoria administrativa. Órgão superior de decisão colegiada;

Diretoria – Composta por Presidente; Vice-presidente; 1º e 2º Secretários, 1º e 2º tesoureiros – Órgão deliberativo;

Comissão de tomada de Contas– formada por 03 (três) Conselheiros, que tem como tarefa efetuar a análise e emitir parecer quanto a regularidade das contas do Órgão, na época da prestação de contas anual

Ouvidoria – Órgão ligado diretamente à presidência onde os usuários poderão fazer solicitações, reclamações, elogios denúncias e sugestões a todos os setores do CRQ 11º REGIÃO.

Presidência – Órgão principal de decisão singular;

Unidades organizacionais vinculadas direta e imediatamente à presidência e responsáveis pelas atividades de suporte:

 Gerência geral– Tem como finalidade principal coordenar, supervisionar, acompanhar e executar, direta ou indiretamente, todas as 

Secretaria – Registra coordena e controla os serviços de expedição de documentos, cadastramento de empresas e profissionais da área da química.

Recepção e Protocolo – organiza, coordena e controla os serviços de protocolo, arquivo e digitalização de processos, atendimento ao publico, recepção de correspondências e documentos em geral;

Delegacia regional – Imperatriz/MA – Posto avançado do CRQ XI para atendimento ao público em geral.

Delegacia regional – Caxias/MA – Posto avançado do CRQ XI para atendimento ao público em geral.

Gerência de fiscalização – Planeja, organiza, coordena e controla as atividades de fiscalização do exercício profissional na área da química atendendo às determinações contidas na Lei nº.  2.800/56;

Assessoria jurídica – executar atividades de consultoria, assessoramento, e representação jurídica do CRQ XI;

Assessoria contábil – Planejar, organizar, registrar e controlar as atividades de execução orçamentária, contábil, patrimonial e ações de recursos humanos.

Assessoria de comunicação – Desenvolver ações de comunicação que sejam autenticas e promovam a conectividade com as partes interessadas ;

Assessoria de Tecnologia da Informação (T.I) – Planeja, organiza, coordena e controla as atividades de suporte técnico para fins de operacionalização e segurança da informação.

CPL – Comissão permanente de licitação – Planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de compras e contratos em atendimento à legislação vigente.

Plenário

Conselheiros titulares: José Walter Gonçalves Silva, Wiliam da Silva Cardoso, Rogério de Mesquita Teles, Djavania Azevedo da Luz, Lenilda Ferreira Costa, José Amaro de Andrade, Merval Barboza Simões, Francisco Ferreira Costa, Zélia da Costa Soares.

Conselheiros suplentes: Carlos Eduardo Lima de Oliveira, Franscristhiany Silva Souza, Lígia Maria Pereira da Costa, Glaucia Tinoco Correa, Paula Coelho Everton, Helilma de Andrea, Pinheiro, Joaquim César dos Santos, Rossana Bezerra de Azevedo, João Elias Mouchrek Filho.

Diretoria

Presidente - José de Ribamar Cabral Lopes
Vice-presidente - Zélia da Costa Soares
1º Diretor Tesoureiro - José Amaro de Andrade
2º Diretor Tesoureiro - Francisco Ferreira Costa
1º Diretor Secretário - José Walter Gonçalves Silva
2º Diretor Secretário - Wiliam da Silva Cardoso

Wiliam da Silva Cardoso - Presidente

Comissão de tomada de contas

Wiliam da Silva Cardoso - Presidente
Carlos Eduardo Lima de Oliveira - 1º membro
Lenilda Ferreira Costa - 2º membro

Presidência

José Ribamar Cabral Lopes

Gerência geral

Ana Lucia Araújo da Luz

Secretaria

José Sá de Alencar Junior

Recepção, atendimento e protocolo

Fernanda Santos Araújo, Taíde Santos Lima e Vilenna Oliveira Bezerra

Delegacia regional Imperatriz

Peron Figueiredo da Cunha

Delegacia regional Caxias

Peron Figueiredo da Cunha

Gerência de fiscalização

José Amaro de Andrade

Assessoria jurídica

Raimundo Moura dos Santos

Assessoria contábil

Raimunda Célia dos Santos Ribeiro

Assessoria de comunicação

Liliane Moreira

Assessoria de Tecnologia da Informação (T.I)

Cleilson Fonseca

CPL – Comissão permanente de licitação

José Sá de Alencar Junior - Presidente
Ana Lucia Araujo da Luz – 1º membro
Vilenna Oliveira Bezerra – 2º Membro