Conselho Regional de Química do Maranhão 11º Região

(98) 3246-2651

Conselho Regional de Química do Maranhão 11º Região

(98) 3246-2651

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SetoresObjetivo / Alvo Escopo / PropósitoPlano de ação / Meio

Àrea finalística:

Fiscalização

Aumentar o número de fiscalizações e garantir a regularidade dos entes fiscalizados.Intensificar atividades de fiscalização buscando setores de serviços e indústria química ainda não registrados no CRQEstabelecer parceria com órgãos estaduais de fiscalização

Àrea

finalística:

Registro

Aumentar o número de empresas e profissionais registrados.Garantir que a atividade da química seja realizada por profissionais competentes e regularesDesenvolver campanhas de orientação junto a escolas e empresas destacando a importância da regularização do registro junto ao Conselho Regional de Química
AdministrativoRedução de custos e do prazo de tramitação de processosElevar a eficiência e eficácia dos processos internosReorganização de fluxos de processos internos visando a informatização e digitalização de documentos
OuvidoriaAumentar o número de canais de atendimento à sociedadeGarantir atendimento pleno à sociedadeDisponibilizar o atendimento de profissionais via aplicativo (Whatsapp)
ComunicaçãoMelhorar o relacionamento com a sociedadeGarantir a publicidade das ações do CRQ-XIRetomar a publicação de informativos (Jornal do CRQ XI)

Tecnologia da

Informação

T.I.

Suprir às novas demandas de tecnologia do CRQ XI em função de sua modernizaçãoGarantir plena eficiência do parque tecnológicoAtualização dos equipamentos de informática (servidores e rede)
FinanceiroMelhorar estratégias de cobrançaReduzir a inadimplênciaPromover em conjunto com o setor administrativo e jurídico a atualização dos dados cadastrais dos inscritos afim de promover ações de cobrança eficazes.

Princípios Fundamentais Da Visão

Ser referência como órgão de regulamentação e fiscalização profissional.

Atuar com excelência na prestação de serviços

Objetivos Estratégicos

OE1:Aumentar o número de empresas e Profissionais registrados

 

OE1:Aumentar o número de fiscalizações e garantir a regularidade dos entes fiscalizados

 

OE1:Melhorar estratégias de cobrança

OE1:Aumentar o número de canais de atendimento à sociedade

 

OE1:Melhorar o relacionamento com a sociedade

 

OE1:Redução de custos e do prazo de tramitação de processos

 

OE1:Suprir às novas demandas de tecnologia do CRQ XI em função de sua modernização

Projetos Estratégicos

– Desenvolver campanhas de orientação junto a escolas e empresas destacando a importância

da regularização do registro junto ao Conselho

Regional de Química.

 

– Estabelecer Parceria com órgãos estaduais de fiscalização.

 

– Promover em conjunto com o setor administrativo e jurídico a atualização dos dados cadastrais dos inscritos afim de promover ações de cobrança eficazes.

– Disponibilizar o atendimento de profissionais via aplicativo (Whatsapp)

 

– Retomar a publicação de informativos (Jornal do CRQ XI)

– Realizar o mapeamento de processos

 

– Atualização dos equipamentos de informática (servidores e rede)

Iniciativas Estratégicas

3

4

PLANOS, OBJETIVOS E PROJETOS

Área finalística – Fiscalização

Descrição: O objetivo da fiscalização é assegurar à sociedade a prestação de serviços na área da química por profissionais habilitados. É função do Conselho coibir a atuação de leigos, que é perigosa pois coloca em risco a segurança da população.
OBJETIVO
Aumentar o número de fiscalizações e garantir a regularidade dos entes fiscalizados.
Descrição: Intensificar atividades de fiscalização buscando setores de serviços e indústria química ainda não registrados no CRQ.
PROJETO
Estabelecer Parceria com órgãos estaduais de fiscalização
Descrição: O CRQ XI possui atualmente 4 fiscais e possui uma área geográfica de 331.983 km² para exercer a fiscalização, órgãos como a Junta Comercial e Vigilância Sanitária possuem uma vasta base de dados sobre as empresas atuantes no estado que podem colaborar com ações de fiscalização mais eficazes.
INICIATIVA
Promover ações de fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária Estadual
Descrição: Iniciado estudo com base em dados da vigilância Sanitária direcionado a ramos específicos de atividade da química, a princípio setores de produção de cachaça e água mineral engarrafada.

Área Finalística – Registro de profissionais e empresas

Descrição: Conforme Arts. 25 e 27 da Lei nº 2.800/56 todo profissional ou empresa que exercer atividade na área da química deve possuir registro no Conselho regional de química.
OBJETIVO
Aumentar o número de empresas e profissionais registrados
Descrição: O registro no Conselho e a anotação de Responsabilidade Técnica garantem ao profissional a legalidade do exercício profissional, além de resguardar a população, uma vez que o profissional que se responsabiliza por uma atividade responde criminalmente por todas as etapas do serviço.
PROJETO
Desenvolver campanhas de orientação junto a escolas e empresas destacando a importância da regularização do registro junto ao Conselho Regional de Química.
Descrição: A informação e conscientização da sociedade sobre a importância do registro profissional é o principal meio de realizar novos registros espontâneos.
INICIATIVA
Título: Promover palestras em escolas e Faculdades voltadas aos futuros profissionais da química
Descrição: Palestras destinadas ao alunos dos últimos períodos de formação conscientizando-os sobre a exigências legais do mercado de trabalho e divulgação das ações do CRQ XI em benefício da química.

ÁREA – Setor Administrativo

Descrição: Responsável pela tramitação de todos os processos no CRQ XI desde a sua recepção e protocolo até o arquivamento, também responde por todas as atividades de atendimento ao cidadão.
OBJETIVO
Título: Redução de custos e do prazo de tramitação de processos
Descrição: Necessidade de elevar a eficiência e eficácia dos processos internos baseado nas evoluções tecnológicas atuais.
PROJETO
Título: Realizar o mapeamento de processos
Descrição: Necessidade de reunir informações sobre o fluxo de processos atuais do CRQ XI e verificar sua importância no rol de serviços oferecidos.
INICIATIVA
Título: Realinhar os fluxos de processos com foco na digitalização e informatização
Descrição: Utilizado a metodologia do princípio de Pareto foram detectados os principais processos, mapeados e realinhados direcionando-os a resultados mais rápidos e eficazes.

ÁREA – Setor de Comunicação

Descrição: Tem função de aprimorar o relacionamento institucional, com foco na Sociedade e nos Registrados, tendo como premissas básicas a transparência e a prestação de contas
OBJETIVO
Título: Melhorar o relacionamento com a sociedade
Descrição: Garantir a publicidade das ações do CRQ-XI
PROJETO
Título: Retomar a publicação de informativos (Jornal do CRQ XI)
Descrição: última edição havia sido publicada em 2016 e foi descontinuada pelo elevado custo de produção e distribuição.
INICIATIVA
Título: Publicação da edição do Jornal informativo do CRQ XI
Descrição: Tiragem de apenas 300 unidades e Publicações PDF distribuídas via aplicativo whatsapp a mais de 1000 profissionais reduzindo os custos de produção e distribuição, também disponibilizada no site da instituição.

ÁREA – Setor Financeiro

Descrição: Tem a função de garantir recursos para que a autarquia possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e produzindo bons resultados à sociedade
OBJETIVO
Título: Melhorar estratégias de cobrança
Descrição: Reduzir a inadimplência – Conforme Arts. 25 e 28 da Lei 2800/56 As firmas e entidades que atuam na área da química, assim como os profissionais da química, para o exercício de sua profissão, são obrigados ao registro no Conselho Regional de Química a cuja jurisdição estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional de Química, até o dia 31 de março de cada ano, acrescida de 20% (vinte por cento) de mora, quando fora deste prazo.
PROJETO
Título: Promover em conjunto com o setor administrativo e jurídico a atualização dos dados cadastrais dos inscritos afim de promover ações de cobrança eficazes.
Descrição: Foi detectado que um elevado número de correspondências de cobrança financeira retornavam ao remetente por inconsistências no endereço
INICIATIVA
Título: Iniciada campanha de atualização da base de dados no setor de atendimento aos profissionais
Descrição: Atualização realizada gradativamente via telefone e e-mail

ÁREA – OUVIDORIA

Descrição: Possui a função de atender na plenitude a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei 12.527/2011e observar a publicidade dos atos da autarquia.
OBJETIVO
Título: Aumentar o número de canais de atendimento à sociedade
Descrição: Necessidade de atender ao cidadão de forma ampla, irrestrita da melhor forma possível.
PROJETO
Título: Disponibilizar o atendimento de profissionais via aplicativo (Whatsapp)
Descrição: Necessidade de adaptação às novas tecnologias e melhorar o relacionamento com a sociedade.
INICIATIVA
Título: Aquisição de aparelho e linha telefônica para iniciar o serviço
Descrição: Iniciado processo de dispensa de licitação para aquisição de um aparelho celular, divulgação do novo serviço no site da autarquia e realização de disparos de informação à base de dados dos profissionais registrados.

ÁREA – Tecnologia da Informação T.I.

Descrição: Possui função de disponibilizar soluções providas por recursos tecnológicos que visam permitir a obtenção, o armazenamento, a proteção, o processamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações assim como a segurança dos dados.
OBJETIVO
Título: Suprir às novas demandas de tecnologia do CRQ XI em função de sua modernização
Descrição: Garantir plena eficiência do parque tecnológico do CRQ XI e garantir seu pleno funcionamento.
PROJETO
Título: Atualização dos equipamentos de informática (servidores e rede)
Descrição: Aquisição de um novo servidor em substituição ao existente que já não atendia ao fluxo de dados exigido e não possuía garantia do fabricante em caso de pane.
INICIATIVA
Título: Levantamento de necessidades e processo de aquisição de novo servidor e desktops
Descrição: Adquirido novo servidor, equipamentos de rede, desktop, notebooks e periféricos.
  Risco Probabilidade Impacto Medidas de mitigação Ações realizadas
Processos organizacionais Erro de tramitação de processos, Alta Médio Mapeamento de processos Atividades processuais são revistas com frequência e reuniões focais são realizadas para reorientação de seus fluxos quando necessário.
Execução de atividades desnecessárias Alta  Baixo Manualização de processos Realizado anualmente durante encontro geral de colaboradores
Vícios na legitimidade de ações Média Alto Gestão de processos organizacionais monitoramento regulatório Monitoramento constante de Leis, normas, resoluções e procedimentos que possam impactar nas atividades da autarquia realizado pelo setor jurídico e administrativo
Segregação de funções Vícios na validade jurídica de documentos, Desvios de conduta, finalidade, Baixa Alto Conferência, aprovação e autorização, alçadas Rol de documentos e ações que devem ser aprovados ou autorizados por instância superior descritos e documentados durante o mapeamento de processos
Segurança da informação Acesso indevido, extravio, quebra de sigilo dos dados Média Alto Controle de acessos Cada servidor possui sua senha de acesso restrita às funções e atividades exercidas
Gestão de pessoas Colaboradores desatualizados ou incapacitados para o serviço Baixa Médio Treinamento e capacitação Realizado anualmente durante encontro geral de colaboradores e ainda individualmente, quando necessário, são designados servidores para a realização de cursos externos com foco no aperfeiçoamento de suas atividades
Falta de motivação ou sobrecarga de trabalho Alta Médio Distribuição de tarefas As tarefas estão adequadamente divididas de modo que permitam a execução das normas e no cumprimento de seus prazos
Imagem da Organização Entidade não possui plano de marketing elaborado Baixa Alto Criação do plano de Marketing Adoção de canais de comunicação com a sociedade como atendimento via aplicativo de mensagens (whatsapp), Fortalecimento da ouvidoria, e publicação de informativos.
Financeiro Não conseguir honrar com as obrigações financeiras e custos de operação Médio Médio Acompanhamento das despesas por Centro de custos alinhado ao orçamento planejado Controle de gastos em conformidade com as receitas e redefinição de atividades priorizando a redução de custos